Blog Layout

Controle de fluxo de caixa para comércio: Conheça a importâncias e dicas para estruturar corretamente

Time de Conteúdo • mai. 17, 2021

Conseguir gerenciar as finanças de uma empresa é um desafio compartilhado entre milhares de empresários brasileiros.

Diante disso, conseguir fazer o controle do fluxo de caixa para o comércio é de fundamental importância para a saúde financeira de sua empresa.

Isso porque, esta importante ferramenta, se faz de uso indispensável de implementação para o alcance de uma gestão financeira assertiva.

Desta forma, antes é preciso compreender quais são os passos para estruturar o fluxo de caixa de um estabelecimento.

Leia com atenção este nosso conteúdo e aprenda a importância do controle do fluxo de caixa para comércio. Aproveite para conferir nossas dicas para estruturar o seu negócio.


O que é o fluxo de caixa para o comércio?

Quando um profissional opta por abrir uma empresa, ele passa a ter uma série de responsabilidades de uma pessoa jurídica. Isso porque, é necessário se manter atento às informações e aos números alcançados na gestão de seu negócio.

O controle do fluxo de caixa é uma ferramenta estratégica, que possibilita simplificar a tarefa de acompanhamento de dados financeiros.

Isso porque, ao gerir um comércio, é preciso que o gestor se mantenha atento ao registro de todas as movimentações financeiras. De maneira resumida, todos os valores que entram e saem do caixa/bancos dentro de um determinado período, onde aconselhamos o controle mensal.

Continue lendo e confira as principais vantagens de realizar um controle do fluxo de caixa para o comércio em sua empresa.

Não deixe de ler: Planejamento Tributário Industrial: Dicas essenciais para o sucesso da sua indústria


Por que investir no controle do fluxo de caixa para um comércio?

A realização de um controle do fluxo de caixa para comércio possibilita que um empresário faça a projeção do crescimento de sua empresa. Como resultado, se torna possível estruturar todo o desenvolvimento de sua atividade empresarial, promovendo uma maior melhoria na saúde financeira

O uso desta ferramenta pode beneficiar o comércio de diferentes formas. Veja a seguir quais são as suas principais vantagens:

  • Permite uma visão mais realista do seu momento financeiro;
  • Possibilita a tomada de decisão de forma mais assertiva;
  • Evita gastos desnecessários no seu comércio;
  • Permite o cumprimento de todas as suas obrigações.

Todo comércio tem como uma de suas principais prioridades o controle de suas finanças, de modo que possa se manter sempre lucrativo. Logo, o controle do fluxo de caixa para um comércio permite a organização de todas as suas finanças de maneira eficiente.


Como estruturar o fluxo de caixa para o comércio?

No intuito de otimizar a gestão financeira de uma empresa, é de crucial importância conferir dicas de como estruturar o fluxo de caixa de forma assertiva e eficiente:

São etapas do controle de fluxo de caixa para comércio:

  • Organizar os seus registros financeiros;
  • Estabelecer uma rotina diária/semanal/mensal;
  • Emitir bons relatórios de controle e demonstração;
  • Contar com a tecnologia aplicada aos processos.

Continue sua leitura e confira como o desenvolvimento destas etapas contribuem na estruturação e sua empresa:

Organizar os seus registros financeiros

Primeiramente, a fim de controlar o fluxo de caixa no comércio, é preciso buscar pela realização de uma maior organização de todas as contas a pagar e receber dentro de um período.

Nesta etapa, se faz preciso a realização dos registros em categorias , como por exemplo:

  • Impostos;
  • Fornecedores;
  • Investimentos;
  • Vendas;
  • Folha de pagamentos;
  • Dentre outros.


Estabelecer uma rotina

Em segundo lugar, também será preciso estabelecer uma rotina organizada de seus registros financeiros.

Diante disso, o gestor poderá organizar as tarefas, distribuindo entre três categorias distintas. Sendo elas:

  • Tarefas diárias;
  • Semanais;
  • Mensais.

Aprenda lendo: Legislação Trabalhista: Conheça os diferenciais da contratação de funcionários para Indústria e Comércio


Emitir bons relatórios

Nossa terceira dica de adoção indispensável na gestão de um comércio é a emissão de relatórios. Contudo, em primeiro lugar, será preciso definir o período de análise e emissão de cada relatório.

Desta forma, por meio de sua emissão, o empreendedor passa a contar com apuração de dados e informações mais precisa, impactando diretamente em seus resultados.

O fluxo de caixa minimamente deve refletir “o que entra” e “o que sai” do seu financeiro.


 

Contar com a tecnologia

Por último, a fim de otimizar o controle do fluxo de caixa no comércio, é preciso contar com recursos tecnológicos. Isso porque, ao automatizar a gestão de uma empresa, se torna possível obter melhores resultados, além da agilidade no nos registros e acompanhamento dos resultados.

Portanto, contar com apoio de um serviço especializado possibilita o alcance de um controle de fluxo de caixa mais assertivo.

Conte com apoio da Fic Figueiredo! Toda a nossa equipe tem as qualificações profissionais necessárias para fornecer o melhor serviço em todas as áreas contábeis para o seu negócio.

Nossa equipe de profissionais Especialistas em Contabilidade em São Paulo - SP estará aqui para ajudá-lo com qualquer dúvida ou preocupação. Fale hoje mesmo com um de nossos consultores!

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso conteúdo!



Contate-nos

Consultoria Tributária em São Paulo-SP: Fic Figueiredo
Por Almir Estrela 03 mar., 2023
Sendo assim, para empresários da capital paulista que desejam garantir uma boa gestão de tributos, o suporte de uma consultoria tributária em São Paulo é fundamental para garantir a economia tributária necessária para trazer a economia e assertividade nesse ponto de sua gestão.
erros-comuns-imposto-de-renda
Por Time de Conteúdo 01 mar., 2023
Justamente para te ajudar a passar por esses trâmites tributários e evitar os erros mais comuns na Declaração de Imposto de Renda, produzimos esse texto elencando quais são essas falhas e as maneiras de esquivar-se delas
regime-optativo-de-tributacao
Por Time de Conteúdo 21 fev., 2023
É o caso da recente mudança nas regras de recolhimento do ICMS na substituição tributária, trazidas pelo Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária. Quer saber como o ROT-ST reduz custos do ICMS-ST? Este artigo é para você!
Share by: