Blog Layout

Métricas empresariais para qualquer empresa que quer ter sucesso

Time de Conteúdo • fev. 15, 2023

Gerir uma empresa significa lidar constantemente com números que precisam ser tratados adequadamente para obter-se bons resultados e realizar a manutenção da saúde financeira da empresa. 


Dentre esses números as
métricas empresariais reservam especial importância, visto que, se mensurados e estudados de forma adequada, podem oferecer informações valiosas para a gestão. 


Apesar disso, muitos empreendedores ainda não dedicam a devida atenção a esses números, o que faz com que aqueles que os estudam estejam sempre alguns passos à frente.


Para saber mais sobre
métricas empresariais, continue lendo!


Leia também:
Índices financeiros empresariais: como usar para tomada de decisões conscientes em sua empresa.


O que são métricas empresariais?

As métricas empresariais são indicadores quantitativos que apontam como está o desempenho da empresa em diferentes instâncias. Existem métricas empresariais usadas para monitorar o desempenho das vendas de modo geral, o endividamento da empresa, o lucro obtido com cada venda individual, entre muitas outras.


Essas
métricas, ou índices, são feitos e monitorados a partir de números reais do negócio, que são obtidos por relatórios empresariais, como o relatório de fluxo de caixa, relatório de estoque, as demonstrações de resultado e o Balanço Patrimonial.


Qual é a importância de mensurar as métricas empresariais?

O acompanhamento assíduo das métricas empresariais é essencial para qualquer empresa que quer ter sucesso, visto que esses números são a melhor fonte de informações para a tomada de decisões estratégicas, visto que são baseados em dados reais das empresas.


Além disso, a mensuração desses índices pode apontar tanto gargalos quanto oportunidades de crescimento que talvez não estivessem claros para a gestão e para os colaboradores. 


Através do seu monitoramento, os gestores podem, por exemplo, identificar os melhores momentos para investir ou para serem mais cuidadosos e protetivos com seus recursos, além de poderem usar os dados para conseguir investidores ou créditos.


Principais métricas empresariais para qualquer empresa de sucesso

Existem diversas métricas empresariais que podem ser usadas para conseguir bons insights e auxiliar na tomada de decisões. Aqui, separamos alguns do que consideramos mais relevantes e que merecem uma mensuração assídua, a fim de otimizar os resultados da empresa.


Retorno Sobre Investimento (ROI)

O Retorno Sobre Investimento, ou ROI (do inglês “Return on Investment”), é uma das métricas mais importantes para qualquer empresa de sucesso. Seu nome é muito intuitivo, ele mostra quando a empresa teve de retorno sobre um investimento específico, indicando se esse investimento vale ou não a pena, se é ou não rentável. 


O ROI pode ser usado para mensurar tanto o retorno de um investimento que a empresa fez, como investimento em maquinário para aumentar a produção, quanto o retorno da empresa como um todo, considerando-a como um grande investimento. 


O índice do ROI é um dado que pode ser usado como ponto principal para muitas tomadas de decisões, visto que aponta evidencia quais movimentos da empresa foram mais ou menos acertados. 


Além disso, um bom índice do ROI também é uma excelente forma de atrair investidores, quando usado para afirmar a qualidade de uma empresa enquanto investimento, gerando possibilidade de crescimento. 


A fórmula para calcular o Retorno Sobre Investimento é:


ROI (%) = [(receita - custos) / custos] x 100


Margem de lucro

A margem de lucro é uma métrica usada para calcular quanto a empresa ganha em cima da venda de um produto ou serviço após as deduções dos custos gerados no processo. 


É possível realizar esse cálculo considerando diferentes fatores, existindo diferentes tipos de margem de lucro, sendo que as mais conhecidas são a margem de lucro bruto e a margem de lucro líquido.


A margem de lucro bruta é calculada considerando as deduções relacionadas unicamente aos custos, como a matéria-prima, a mão de obra e as embalagens. Em suma, são os gastos realizados efetivamente na produção do produto.


A fórmula para calculá-la é: 


MLB (%) = [(receita-custos) / receita] x 100


A margem de lucro líquida considera, além dos custos, também as despesas. Ou seja,  todos os gastos envolvidos na manutenção da empresa, sendo eles  impostos, contas e a folha de pagamento dos funcionários.


A fórmula para calculá-la é: 


MLL (%) = [(receita - custos- despesas) / receita] x 100


Ticket médio

O ticket médio é uma métrica que estima o desempenho da empresa em vendas, calculando a média do valor gasto pelos clientes em cada compra. É uma boa métrica para a empresa entender como está performando e identificar oportunidades de melhoria.


O cálculo do ticket médio é feito considerando um período específico de tempo, sendo calculado através da fórmula:


TM = receita bruta das vendas no período x / número de clientes no período x


Composição do endividamento

A composição do endividamento aponta a parcela dos passivos da empresa que estão previstos para serem debitados a curto prazo.


Esse indicador é muito importante, porque quanto mais dívida a empresa tiver a curto prazo, mais dificuldades irá enfrentar. Uma empresa pode ter uma dívida aceitável, mas, se ela estiver toda concentrada no curto prazo, irá criar gargalos difíceis de transpassar. 


Uma dívida maior, porém distribuída ao longo do tempo, é melhor do que uma dívida um pouco menor, mas que está concentrada no curto prazo, visto que a última irá criar um momento de tensão que ao qual a empresa talvez não sobreviva, enquanto a primeira permite que a empresa siga atuando para liquidá-la.


A fórmula para calcular a composição de endividamento é:


CE = passivos circulantes / (passivos circulantes + passivos exigíveis a longo prazo)


Endividamento geral (EG)

O índice de endividamento geral é uma métrica que mostra a dimensão das dívidas de uma empresa em relação aos seus ativos. É o índice de endividamento mais básico que uma empresa pode calcular e aponta o quanto do patrimônio da empresa seria comprometido para liquidar as dívidas. 


Quanto menor o índice, melhor. A fórmula para calculá-lo é:


EG (%) = (Capital de terceiros / ativos totais) x 100


Conte com o suporte da Fic Figueiredo!

Para que o acompanhamento das suas métricas empresariais seja aplicado na criação das melhores soluções para a  sua empresa, conte com a Fic Figueiredo!


A Fic Figueiredo surgiu, há quase 40 anos, com a missão de criar soluções eficientes para os seus clientes, especialmente no momento econômico delicado que marcou a época do seu surgimento. 


O resultado de um trabalho comprometido e personalizado foi uma empresa longeva, que se tornou referência no mercado e oferece os melhores serviços contábeis.


A melhor parte disso é que você pode contar com o suporte do nosso time especializado. Entre em contato e
fale com um dos nossos consultores. 


Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso
blog e siga as nossas redes sociais!


Contate-nos

Consultoria Tributária em São Paulo-SP: Fic Figueiredo
Por Almir Estrela 03 mar., 2023
Sendo assim, para empresários da capital paulista que desejam garantir uma boa gestão de tributos, o suporte de uma consultoria tributária em São Paulo é fundamental para garantir a economia tributária necessária para trazer a economia e assertividade nesse ponto de sua gestão.
erros-comuns-imposto-de-renda
Por Time de Conteúdo 01 mar., 2023
Justamente para te ajudar a passar por esses trâmites tributários e evitar os erros mais comuns na Declaração de Imposto de Renda, produzimos esse texto elencando quais são essas falhas e as maneiras de esquivar-se delas
regime-optativo-de-tributacao
Por Time de Conteúdo 21 fev., 2023
É o caso da recente mudança nas regras de recolhimento do ICMS na substituição tributária, trazidas pelo Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária. Quer saber como o ROT-ST reduz custos do ICMS-ST? Este artigo é para você!
Share by: