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Precificação de serviços médicos: entenda como fazer e a importância para a gestão financeira

Time de Conteúdo • jun. 16, 2021

Ao decidir empreender, montar uma clínica médica requer bastante atenção. Isso porque, esta é uma fase complexa que requer atenção e um planejamento de capital, para que a gestão financeira possa ser realizada de forma adequada.

Neste sentido, se torna fundamental realizar corretamente a precificação de serviços médicos. 

Esse é um procedimento que requer uma análise prévia de vários elementos, como por exemplo, análise de mercado, concorrência, mão-de-obra, insumos, entre outros.

Portanto, deseja entender melhor este assunto e aprender como estipular valores de serviços oferecidos?

Leia com atenção este conteúdo e entenda a importância da precificação de serviços médicos para a gestão financeira.


O que significa precificação de serviços médicos?

O processo de precificação é um procedimento que visa determinar um valor econômico para a venda de produto ou serviço.

Mas atenção, não se trata apenas de fazer uma pesquisa técnica e mais detalhada sobre o tema.

Desta forma, a estipulação do valor deve seguir um padrão e levar em consideração elementos externos.

Diante disso, o gestor tem que ter certeza de quais valores estão sendo cobrados e se os mesmos estão sendo trabalhados na forma correta, estando de acordo com o mercado e a qualidade de serviços oferecidos.

O processo de precificação de serviços médicos possui as seguintes etapas:

 

Pesquisa

A realização de uma pesquisa minuciosa permitirá o levantamento de aspectos inerentes aos serviços médicos prestados aos pacientes. De modo que a clínica médica possa disponibilizar serviços com qualidades, de importância e necessidade.


Apuração dos custos 

Em segundo lugar, será preciso fazer o levantamento de todos os custos envolvidos nos processos de adequação da prestação de serviços médicos, como insumos e despesas para a manutenção como, por exemplo, energia elétrica, água, internet e etc.

Por meio dessa análise, se torna possível identificar se o preço praticado tem potencial de promover lucratividade.

Além disso, aprenda lendo: Contabilidade para Clínica Médica: Por que é tão importante


Atribuição de valores

A partir deste momento, o gestor de uma clínica médica já possui capacidade de identificar as características e diferenciais dos serviços de seu estabelecimento.

Dessa forma, ele se torna capaz de atribuir um valor a esses serviços e verificar se correspondem ao que está sendo praticado no mercado.


Definição do preço

Após o gestor de uma clínica médica fazer corretamente a atribuição de valores, chega o momento de definir o preço, considerando todas as informações que foram obtidas nas etapas anteriores.

A prestação de serviços médicos deve ser feita em conjunto com a definição das formas e condições de pagamentos.


O que considerar ao precificar serviços médicos?

Como o leitor pode compreender, a precificação dos serviços médicos é um procedimento importante e que deve ser feito de forma minuciosa.

Vamos a seguir compreender quais são os principais fatores a serem considerados por um profissional da saúde antes de estipular o preço final de seu atendimento:


  • Custos e despesas com insumos utilizados na prestação do serviço;
  • Custos fixos, como aluguel e contas de consumo;
  • Mark-up;
  • Tributos e impostos;
  • Análise de mercado;
  • Valor da mão de obra de profissionais.


É preciso definir uma margem de lucro para precificar os serviços?

Fazer a definição da margem de lucro é tão importante como a realização da análise de custos. Sendo assim, é preciso que gestores efetuem a verificação dos custos, fazendo uma análise do fluxo de caixa e de seu faturamento.

Esta é uma etapa importante que possibilita a compreensão do quanto será necessário ganhar, para que o estabelecimento não apresente prejuízos financeiros.

Logo, a projeção da margem de lucro é de fundamental realização para que o estabelecimento possa apresentar lucros.

Neste sentido, a estratégia de mark-up pode auxiliar, uma vez que essa poderosa ferramenta apresenta um índice semelhante à projeção da margem de lucro. Por este motivo, é preciso levar em consideração o conceito de preço margem, trabalhando a margem de lucro e custo unitário.


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