Blog Layout

Gestão de estoque para comércio: como a gestão melhora o fluxo de caixa

Time de Conteúdo • jun. 16, 2021

A realização de um rigoroso controle de estoque é essencial para o sucesso de pequenos comércios.

Contudo, apesar disso, a gestão de estoque é constantemente ignorada, dentro de diversas empresas, simplesmente pelo desconhecimento de quais são os princípios básicos de administração. 


Deste modo, a falta de atenção com essa área é um erro primordial que pode acabar comprometendo a estrutura do negócio, resultando em problemas como excessos e prejuízos. 


Neste processo, se faz importante reconhecer como a gestão de estoque para comércio contribui na melhora do fluxo de caixa. Vamos lá?


O que é a gestão de estoque?

O controle de estoque é o monitoramento e a análise dos materiais em uma empresa, a fim de garantir um bom funcionamento de todas as operações. 

Deste modo, realizar uma gestão adequada dos fluxos de entrada e saída permite projetar as necessidades de compras, redução de perdas por roubo ou vencimento dos produtos. 


Logo, são benefícios de realizar um controle de estoque assertivo:


  • Otimização do investimento com o estoque;
  • Levantamento das estimativas de vendas;
  • Projeção com antecedência os pedidos aos fornecedores;
  • Elaboração de um planejamento da produção;
  • Descobrir os produtos que mais vendem e os que menos vendem;
  • Criação de ofertas e precificar adequadamente.


Desta forma, o controle de estoque pode ser feito de diversas formas, desde o controle de planilhas até a adoção de sistemas avançados. 


Leia mais sobre: Controle de fluxo de caixa para comércio: Conheça a importâncias e dicas para estruturar corretamente


Importância do controle de estoque em comércios

Muitos empresários acabam deixando a realização da gestão de estoque em segundo plano, devido ao acúmulo de função na gestão de seu negócio. No entanto, este é um pensamento que precisa ser eliminado.


Dessa forma, ter o controle total de sua operação possibilita a criação de promoções, organização de demandas e ainda aumento de vendas.

Isso porque, a gestão de estoque para comércios possibilita a identificação de quais são os produtos sem giro.


Assim, se faz importante compreender que a gestão de estoque está totalmente relacionada ao controle financeiro, uma vez que muitos produtos representam dinheiro retido.


Quando a empresa está no regime tributário do Lucro Presumido por exemplo, o controle de estoque é essencial, pois caso o comércio seja atacadista ele deverá informar ao fisco mensalmente a posição de estoque através do bloco k.


Aproveite para ler: Legislação Trabalhista: Conheça os diferenciais da contratação de funcionários para Indústria e Comércio


Passo a passo para o controle de estoque

Como o leitor pode perceber ao longo de nosso artigo, o controle de estoque para comércio é uma importante ferramenta que contribui em seu desenvolvimento. Confira a seguir o passo a passo para o controle de estoque assertivo:


  • Realize um inventário;
  • Automatize o controle de estoque;
  • Treine os colaboradores.


Tipos de controle de estoque possíveis

A realização do controle de estoque exige periodicidade. Desta forma, a classificação pode ser:


  • Permanente; 
  • Temporário ou periódico. 

Enquanto a mensuração, possibilita a divisão de estoque em duas categorias:


  • Físico;
  • Valor monetário. 

Leia mais sobre: Tributação para comércio varejista: Conheça os principais impostos pagos.


7 medidas para melhorar a gestão do fluxo de caixa 

A realização do controle de estoque para comércios possibilita a identificação dos custos relativos ao espaço a ser utilizado, equipe direcionada ao desenvolvimento de atividade, sistemas implementados, perdas, danos, dentre outros.


Fazer o registro e controle de todos os valores que entram e saem do caixa de uma empresa não é uma tarefa simples. Mas a sua gestão se faz essencial para que uma empresa consiga se desenvolver. 


Confira a seguir quais são as medidas que se adotadas auxiliam na melhoria da gestão do fluxo de caixa:

  1. Crie padrões e regras para organizar o estoque;
  2. Defina processos e responsabilidades;
  3. Desenhe o fluxo de entrada e saída;
  4. Controle com rigidez;
  5. Defina datas e períodos para compras;
  6. Defina volume mínimo e máximo para cada produto;
  7. Mantenha a operação e controle constantes.


Portanto, o controle de estoque é essencial para que sua empresa eleve a eficiência de seus processos, a fim de evitar perdas. Isso porque, essa atividade está relacionada ao equilíbrio financeiro de seu negócio. 


Portanto, contar com apoio de um serviço especializado possibilita o alcance de um controle de fluxo de caixa mais assertivo.


Conte com apoio da Fic Figueiredo! Toda a nossa equipe tem as qualificações profissionais necessárias para fornecer o melhor serviço em todas as áreas contábeis para o seu negócio.


Nossa equipe de profissionais Especialistas em Contabilidade em São Paulo - SP estará aqui para ajudá-lo com qualquer dúvida ou preocupação. Fale hoje mesmo com um de nossos consultores!



Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso conteúdo!


Consultoria Tributária em São Paulo-SP: Fic Figueiredo
Por Almir Estrela 03 mar., 2023
Sendo assim, para empresários da capital paulista que desejam garantir uma boa gestão de tributos, o suporte de uma consultoria tributária em São Paulo é fundamental para garantir a economia tributária necessária para trazer a economia e assertividade nesse ponto de sua gestão.
erros-comuns-imposto-de-renda
Por Time de Conteúdo 01 mar., 2023
Justamente para te ajudar a passar por esses trâmites tributários e evitar os erros mais comuns na Declaração de Imposto de Renda, produzimos esse texto elencando quais são essas falhas e as maneiras de esquivar-se delas
regime-optativo-de-tributacao
Por Time de Conteúdo 21 fev., 2023
É o caso da recente mudança nas regras de recolhimento do ICMS na substituição tributária, trazidas pelo Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária. Quer saber como o ROT-ST reduz custos do ICMS-ST? Este artigo é para você!
Share by: