Blog Layout

Abrir Empresa em São Paulo-SP: Como a Fic Figueiredo pode ajudar

Time de Conteúdo • set. 17, 2021

Abrir uma empresa em São Paulo não é um processo difícil, muito menos complicado, contudo, é preciso ter uma série de conhecimentos sobre o processo e ainda estar preparado para algumas exigências para seu ramo de atividade.


Portanto, se você deseja
abrir uma empresa em São Paulo, nosso primeiro conselho é que você acompanhe este artigo até o final e o nosso segundo conselho é que procure orientação contábil para se adequar às regras específicas para seu negócio.


Afinal, caso seja escolhido o tipo jurídico, o CNAE ou regime tributário de forma equivocada, estes erros podem prejudicar a sua atividade da sua empresa, no presente e no futuro.


Pensando em ajudá-lo, a
Fic Figueiredo criou este conteúdo para que você entenda como é realizado o processo de abertura de empresa em São Paulo. Aproveite a leitura!


Confira em seguida:
Seu MEI cresceu? Saiba como Migrar para o Simples Nacional.


Abrir empresa parece simples, mas como funciona em São Paulo?

Conforme dito na introdução deste artigo, o processo de abertura de empresa em São Paulo passa por diversas etapas podendo ser até mesmo considerado algo burocrático. 


Atualmente abrir uma empresa leva muito menos tempo do que antigamente, contudo, o empreendedor ainda precisa realizar o planejamento do negócio. 


Por isso, antes de efetivamente realizar a
abertura da sua empresa faça um planejamento do negócio, defina público alvo, capital social, quem serão os sócios e a responsabilidade de cada um deles e o endereço no qual pretende-se sediar a empresa. 


Após definidos estes pontos, avalie juntamente com um profissional contábil quais os melhores regimes tributários, qual a melhor forma de contratação de empregados e colaboradores, e até quais os riscos e oportunidades do negócio.


O planejamento para
abertura de empresa em São Paulo ocorre em algumas etapas: 


  1. Verificação do local do endereço do negócio;
  2. Verificação do Nome Empresarial;
  3. Verificação de atividades permitidas ou impedidas;
  4. Definição da constituição da empresa;
  5. Definição do regime tributário;
  6. Coleta de dados, registros e inscrições;
  7. Licenças e Alvarás.


Se você, empreendedor, deseja saber como ocorrem essas três etapas continue lendo o artigo, veja nosso próximo tópico. 


Por esse motivo, quando se abre um negócio pelo sistema é possível realizar o registro da empresa nas três esferas: estadual, municipal e federal por meio de um único sistema. 


Pois estão na rede o Integrador Nacional, que é de competência do Governo Federal e transmite os dados da empresa a Receita, o Integrador Estadual que é responsável pela inscrição estadual e licenciamento das empresas o qual compartilha seu sistema com o Município.   


Consulta Prévia ou Viabilidade

Uma etapa importantíssima para abertura de qualquer empresa em São Paulo diz respeito ao processo chamado de consulta prévia. 


Nesta fase o empresário deverá informar o local onde pretende sediar a empresa, o qual deve estar de acordo com a atividade fim do negócio. Diante disso, é preciso lembrar que nunca se deve realizar a compra ou aluguel de um imóvel antes de verificar a viabilidade do mesmo. 


Ou seja, o loca/imóvel da sede da empresa deverá ser analisado previamente.


Nesta etapa também será importante verificar se no endereço escolhido não consta outa empresa, pois isto também inviabilizará a constituição de sua empresa naquele local.


Outra função da consulta prévia é verificar o nome da empresa, pois não pode haver duas empresas com o mesmo nome, trazendo mais segurança jurídica para os envolvidos. 


Assim a viabilidade do nome e endereço é verificada e caso aprovada o empreendedor poderá seguir normalmente com o processo. 


Agora que você já sabe como realizar a consulta prévia vamos para o próximo passo? 


Coleta de Dados, Registros e Inscrições 

Após a consulta de viabilidade é liberado um documento com um número de inscrição e com ele já é possível cadastrar a sua empresa nos demais órgãos.


Esta fase engloba vários processos, entre eles cadastro junto a órgãos competentes para o recebimento das inscrições na Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e Municipal.


Esta documentação será guardada como um comprovante da sua inscrição e deve ser usado sempre que houver mudanças no CNPJ como: 


  • Alterações na inscrição;
  • Mudanças no cadastro;
  • Baixa de inscrição;
  • Restabelecimento de inscrição; 
  • E declaração da nulidade do cadastro.


Terminada o registro e as inscrições, sua empresa deverá efetuar o registro, iniciando assim, sua personalidade jurídica!


Registro Estadual (Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica)

Após a etapa de cadastro das inscrições, você deverá realizar a entrega da documentação junto ao órgão responsável pelo registro da sua empresa, que pode ser tanto a Junta Comercial quanto um Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. 


Aqui de fato nasce a pessoa jurídica, com todos seus direitos e deveres!


Em alguns dias os documentos entregues serão analisados caso a documentação seja aprovada serão emitidos números importantes para a sua empresa como o Número de Identificação  do Registro de Empresas (Nire).


Ainda não acabou, mas agora seguimos para a última fase que diz respeito à obtenção de licenciamentos e obtenção de alvarás de funcionamento. 


Licenciamento

Para finalizar o processo de abrir uma empresa em São Paulo e colocar o negócio em funcionamento de uma vez por todas é preciso solicitar o licenciamento. 


Nesta fase os órgãos reguladores como Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária por exemplo verificam se a empresa está apta a exercer a atividade pretendida. 


Caso os alvarás sejam concedidos a empresa poderá iniciar seus trabalhos sem nenhum impedimento. 


Como a Fic Figueiredo pode ajudar

Como o leitor pode notar, o processo de abertura de empresa em São Paulo envolve uma série de etapas as quais podem ser simplificadas e otimizadas com a ajuda de uma contabilidade experiente.


Diante disso, que tal conhecer a
Fic Figueiredo? Somos uma contabilidade com quase 40 anos de experiência, nascemos com o objetivo de ajudar os empresários e empreendedores do Brasil a se desenvolverem. Com o uso da tecnologia, profissionais altamente capacitados e serviços consultivos e éticos somos a ferramenta certa para que você realize a abertura da sua empresa com segurança e tranquilidade. 


Entre em
contato conosco! Aproveite também e siga o nosso perfil nas redes sociais, para mais conteúdos como o que acabou de ler acesse o nosso blog


Você também vai gostar de:
Contabilidade em São Paulo -SP: Conheça os serviços da Fic Figueiredo.


 

Contate-nos

Consultoria Tributária em São Paulo-SP: Fic Figueiredo
Por Almir Estrela 03 mar., 2023
Sendo assim, para empresários da capital paulista que desejam garantir uma boa gestão de tributos, o suporte de uma consultoria tributária em São Paulo é fundamental para garantir a economia tributária necessária para trazer a economia e assertividade nesse ponto de sua gestão.
erros-comuns-imposto-de-renda
Por Time de Conteúdo 01 mar., 2023
Justamente para te ajudar a passar por esses trâmites tributários e evitar os erros mais comuns na Declaração de Imposto de Renda, produzimos esse texto elencando quais são essas falhas e as maneiras de esquivar-se delas
regime-optativo-de-tributacao
Por Time de Conteúdo 21 fev., 2023
É o caso da recente mudança nas regras de recolhimento do ICMS na substituição tributária, trazidas pelo Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária. Quer saber como o ROT-ST reduz custos do ICMS-ST? Este artigo é para você!
Share by: