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Fluxo de Caixa para empresas de Comércio: Como estruturar!

Almir Estrela • ago. 11, 2021

A realização da  gestão empresarial é complexa e exige que os empresários varejistas tenham compreensão de diversos dados, sempre em mãos, a fim de tomar decisões assertivas. Nesse sentido, podemos destacar em sua elaboração a importância do fluxo de caixa.

Isso porque, esse processo gerencial permite que o gestor faça o acompanhamento do crescimento e desempenho da empresa, ajustando as demandas necessárias e tornando as suas operações mais atrativas perante o mercado.

Possui dúvidas sobre este assunto. Leia com atenção nosso conteúdo e aprenda como estruturar o fluxo de caixa para empresas de comércio. Acompanhe! 


O que é fluxo de caixa? 


O
fluxo de caixa é uma importante ferramenta que possibilita o controle da movimentação financeira de cada empresa, em determinado período, considerando todas as entradas e saídas. 


Por meio dos dados reunidos, o comerciante consegue ter uma visão ampla a respeito das finanças do negócio. E dessa forma, consegue visualizar os valores a receber e a pagar em um espaço de tempo específico.


Assim, com os resultados do
fluxo de caixa, pode-se compreender se o lucro está sendo maior que os gastos da organização. Desta forma, se o saldo for negativo, a empresa está gastando muito e precisa aumentar sua receita. 


No entanto, se for positivo, as contas estão sendo pagas em dia e ainda há recursos financeiros que podem ser usados para o investimento de recursos. Ou seja, essa ferramenta é importante para que a empresa cresça de forma saudável.


Nesse contexto, há dois tipos de fluxo de caixa que podem ser utilizados. A seguir nós iremos compartilhar com o leitor quais são. 



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Contabilidade em São Paulo -SP: Conheça os serviços da Fic Figueiredo.



Principais tipos de fluxo de caixa para empresas do comércio


1. Fluxo de caixa livre

O fluxo de caixa livre, é o valor que a empresa gera, descontando as despesas. Dessa forma, o resultado é utilizado para decidir quanto será repassado aos sócios ou acionistas e também é utilizado para tomar decisões com relação a possíveis investimentos. 


Além disso, resultados negativos frequentes no fluxo de caixa indicam que a empresa está com situação financeira ruim e que pode não conseguir honrar seus compromissos em um breve futuro.


É o mais indicado para pequenas e médias empresas por sua facilidade de operação e gestão.


2. Fluxo de caixa descontado

Enquanto o fluxo de caixa descontado, se apresenta como uma ferramenta que permite analisar o valor de um investimento, da empresa ou de um ativo. 


Para calculá-lo, é preciso usar a projeção do
fluxo de caixa para empresas do comércio, livre e fazer o desconto de uma taxa (geralmente, usa-se o Custo Médio Ponderado de Capital, CMPC, índice adotado para verificar a viabilidade de investimentos e calcular o valor da empresa). 


Para pequenas e médias empresas o fluxo de caixa descontado não é tão utilizado, mas quem o aplica com certeza terá ótimos resultados.


Agora, você já entendeu o que é o
fluxo de caixa. Mas, quais vantagens podemos destacar com a utilização dessa ferramenta de gestão? Vamos lá. 



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Consultoria Empresarial em São Paulo: Conheça as soluções da Fic Figueiredo. 


Quais os benefícios do fluxo de caixa?


1. Definição da forma de utilização dos recursos financeiros

O fluxo de caixa é a principal ferramenta que monitora as entradas e as saídas de recursos financeiros e como resultado, indica se há excedentes de caixa. 


Com esse resultado, o varejista consegue definir a melhor forma de utilizar os recursos financeiros que possui, de acordo com suas necessidades.


Além disso, é possível optar por novos investimentos, como o aumento do mix de produtos (ou seja, a variedade de produtos vendidos) e a abertura de novas unidades.


2. Manutenção da solvência

O controle do fluxo de caixa para empresas do comércio  tem como principal função manter a solvência, ou seja, deixar a empresa com recursos para honrar com seus compromissos. 


De maneira resumida, a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações, pagando as contas necessárias, e ainda ter boas expectativas de lucro e situação patrimonial.


Além disso, a empresa pode adquirir ativos para alcançar as metas e os objetivos traçados. Por exemplo, no caso do varejo, o objetivo pode ser expandir o estoque a pronta entrega da loja.


3. Aumento da competitividade

Esta é uma das vantagens oferecidas pelo controle do fluxo de caixa. No entanto, como podem ser realizadas projeções e o lojista tem uma visão abrangente de seu negócio, ele pode posicionar melhor a empresa no mercado, fortalecendo o negócio.


Deste modo, é possível se diferenciar da concorrência oferecendo produtos diferenciados e atendendo a demandas específicas de mercado, com um planejamento financeiro sustentável.


4. Identificação da necessidade de novas estratégias

Por meio do controle de entradas e saídas de recursos financeiros e conhecendo as despesas futuras, o varejista consegue identificar a necessidade de adotar novas estratégias para pagar as despesas.


Por exemplo, se o saldo de caixa for negativo, o empreendedor pode criar promoções ou liquidações. Além disso, pode também optar pelo aumento ou pela redução de preços, melhorando a saúde financeira do negócio.


5. Verificação da necessidade de recursos externos

Por meio da verificação da necessidade de recursos externos, tendo uma ampla visão da situação financeira da pequena empresa, o varejista identifica se sua capacidade de financiamento do capital de giro é suficiente.


Dessa forma, quando for preciso adquirir recursos externos, como empréstimos, financiamentos, entrada de um novo sócio na empresa, por exemplo.


A partir desse dado, o varejista também conhece sua capacidade de tomar decisões a respeito de investimentos, distribuição de lucros e financiamento, identificando o melhor momento para realizá-los.


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6. Controle das despesas grandes com saldo de caixa baixo

Como o controle do fluxo de caixa  para empresas do comércio permite ao varejista conhecer o saldo de caixa e fazer projeções, ele pode verificar os períodos em que o saldo está negativo ou com baixa margem de lucro


Assim,  o gestor poderá evitar grandes investimentos e despesas.Ou seja, o período com um saldo negativo ou baixo indica que o empreendedor não deve aumentar o estoque. 


Afinal, os produtos podem ficar armazenados durante muito tempo, o que representa um gasto desnecessário para a empresa, além da própria despesa das compras efetuadas.


7. Definição da alocação de recursos

Por último, a definição da alocação de recursos, impacta diretamente a saúde financeira do negócio e oferece a possibilidade de adequar melhor os recursos.


Dessa forma, o empresário irá delimitar o montante que pode ser investido, o que deve ser direcionado às vendas e ao pagamento de contas e o que deve ser ativo circulante (direitos e bens que podem ser transformados em dinheiro em curto prazo).Isso ajuda também a programar novos investimentos.


O planejamento financeiro da empresa é essencial para as empresas continuarem ativas no mercado, onde também é essencial analisar a folha de pagamentos e os tributos, pois são outros pontos cruciais que afetam diretamente o caixa da empresa, podendo sua má gestão trazer prejuízos irreparáveis.


Conte com a FIC Contabilidade

A título de concluir, como o leitor pode perceber contar com apoio de um serviço especializado é fundamental para que uma empresa possa se desenvolver em seu nicho de forma saudável e estruturada. 


Conte com apoio da
Fic Figueiredo! Toda a nossa equipe tem as qualificações profissionais necessárias para fornecer o melhor serviço em todas as áreas contábeis para o seu negócio.


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