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Como montar uma loja virtual? Dicas contábeis e passo a passo para seu e-commerce

Time de Conteúdo • out. 20, 2022

O ano de 2022 trouxe um grande aumento de negociações virtuais em relação ao ano anterior. Segundo pesquisa realizada pelo portal Neotrust, o faturamento de janeiro atingiu mais de R$13.7 bilhões em compras online, valor 21% maior do que no mesmo período do ano anterior.


A atratividade em se tornar um vendedor virtual aparece porque é um projeto possível de ser levado como um projeto secundário ou, se o empreendedor quiser, pode fazer dela seu meio de subsistência principal. Mas, para isso, é preciso entender bem as intenções e as expectativas envolvidas no negócio e balancear os investimentos e as perspectivas de vendas iniciais.


O que muitas pessoas não levam em conta, porém, são as necessidades contábeis necessárias ao negócio. Por isso, para que você possa sair na frente, separamos um
passo a passo e dicas contábeis para o seu e-commerce! Desejamos a você, então, uma boa leitura!


O que eu preciso para montar minha loja virtual

Para que este texto possa servir como um guia para sua loja virtual, vamos dividir as etapas em três grupos principais. Abaixo, você encontrará o primeiro tópico, sobre os investimentos iniciais necessários para abrir sua loja virtual. Acompanhe com a gente!


1 - Investimentos

Aqui entram algumas variáveis do negócio. Se seu produto ou serviço tem um valor maior, é preciso, claro, de um aporte maior como investimento inicial, se for o caso de estabelecer um estoque. Determine, portanto, o seu produto.


Outros fatores também devem ser analisados. Por exemplo, o domínio de site contratado e a estrutura das vendas podem custar um valor razoável e, por isso, devem ser bem estudados.


Sobre a hospedagem, existem algumas opções. O
Shopify, por exemplo, é uma possibilidade muito buscada. 


Há também o
Magento, opção da Adobe profissional para hospedagem de lojas. Você também pode buscar uma hospedagem com opções mais versáteis e usar o WooCommerce.


Em meio aos investimentos necessários, é possível analisar também as próprias plataformas de e-commerce disponíveis na Internet. Um bom exemplo é o Mercado Livre que, somente no primeiro trimestre de 2022,
faturou uma receita líquida recorde de US$ 2,2 bilhões.


A B2W é também uma excelente alternativa para a venda de produtos na internet. As plataformas incluem a Americanas, o Submarino e o Shoptime, por exemplo. Segundo a própria empresa, atualmente há mais de
53 milhões de clientes ativos em seus domínios.


Para que tudo seja feito de forma simples e descomplicada, uma dica é justamente contar com uma assessoria de contabilidade. Para se tornar mais profissional, você pode requerer um CNPJ, por exemplo. Nós vamos falar sobre as vantagens de se tornar uma pessoa jurídica mais adiante.


2 - Logística

A logística envolvida no processo é uma parte fundamental do negócio. Em geral, usa-se os correios para as entregas, mas já é possível encontrar muitas transportadoras confiáveis no mercado. 


É preciso analisar também a possibilidade de os produtos serem enviados para todo o Brasil. Caso seu negócio seja voltado a serviços, deve-se planejar o deslocamento e como isso seria contabilizado no preço final.


3 - Operacional

Aqui entram as questões de funcionamento da loja virtual. Por exemplo, se o planejamento é levar a loja como uma atividade secundária, é preciso adequar os horários de envio e atendimento aos clientes. 


Caso seja mesmo a atividade principal, é bom levar em consideração um horário fixo e comercial, para que também não seja um trabalho que ocupe todo o dia, trazendo um cansaço exagerado ao empreendedor.


Leia também:
Contabilidade digital: o que é, quais as vantagens e como funciona


É necessário ter um CNPJ para abrir uma loja virtual?

A resposta é: sim! Hoje muitas plataformas de ecommerce exigem um CNPJ ou uma empresa para que você ossa operar nas principais plataformas de ecommerce, e assim, ter sua loja virtual. 


A formalização de um CNPJ contribui muito para o seu negócio, pois com ele é possível emitir notas fiscais para garantir o transporte da mercadoria e estar de acordo com as regras fiscais para sua empresa e do direito do consumidor para seu cliente. 


Com um CNPJ também é possível realizar a venda para empresas. Se o seu objetivo é atender outros clientes que também sejam empresas, aí sim você deve ter uma pessoa jurídica.


Para além dessas vantagens, você também tem acesso a empréstimos e incentivos fiscais, acelerando, assim, o desenvolvimento da sua empresa. Por isso, a formalização do seu CNPJ é essencial para o desenvolvimento sólido de sua empresa.


É interessante, por isso, ter em vista a contratação de uma assessoria contábil, para que o processo seja feito de maneira profissional.


Assinaturas digitais: atenção para esta possibilidade contábil

Uma forma de tornar as operações empresariais mais fáceis é aderindo às assinaturas digitais. 


Por se tratar de uma validação totalmente online, os processos burocráticos ficam mais ágeis e baratos. Além disso, a legitimidade de uma assinatura digital tem a mesma validade legal de um documento assinado fisicamente.


Por isso é tão importante contar com boas empresas contábeis. Estar atualizado com os últimos procedimentos do mercado torna tudo mais fácil e você ainda economiza dinheiro.


Conte com a ajuda especializada da FIC Figueiredo!

Como você pôde ver, a ajuda de uma consultoria contábil pode ser muito útil na hora de abrir uma loja virtual. Por isso, você pode contar com a FIC Figueiredo


Nosso maior compromisso é estabelecer uma relação com os nossos clientes baseada na transparência e ética para a entrega de serviços de alta qualidade.


Nosso time de especialistas está à disposição para lhe apresentar as melhores opções de
planos para seu negócio!


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