Oferecer uma boa cartela de benefícios para atrair e reter talentos, além de estreitar as relações entre a corporação e seus colaboradores é um grande desejo de muitas empresas.
A
participação nos lucros e resultados de uma empresa é uma modalidade de benefício trabalhista, dentre as mais visadas no mercado de trabalho. Essa modalidade de benefício trabalhista acaba sendo vantajosa para ambas as partes.
Se você deseja saber quais as principais vantagens e como implementar a PLR em sua empresa, continue lendo o nosso artigo. Iremos explicar de forma sucinta e clara como funciona o benefício e como estruturá-lo de forma estratégica para sua implementação em uma empresa.
Aprenda o que é a participação de lucros e resultados
e saiba como adotar em sua empresa. Vamos lá?
A participação nos lucros e resultados (PLR) de uma empresa é uma modalidade de benefício trabalhista oficializada e regulamentada pela Lei nº 10.101, aprovada no ano 2000.
A
participação nos lucros e resultados
de uma empresa consiste em uma bonificação salarial, se assemelhando com o sistema de comissões. O pagamento da PLR é feito com base nos lucros e resultados obtidos pela empresa em um setor e na definição de metas feitas pela empresa.
A PLR também pode ser implementada em uma empresa através da análise de índices gerais de qualidade, produtividade e lucratividade da empresa ou outros fatores previamente acordados entre a empresa e o trabalhador.
Ainda, em algumas categorias, os Sindicatos da categoria também exigem um valor mínimo para pagamento aos empregados, de forma a garantir um mínimo aos trabalhadores de sua categoria.
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A implementação de um sistema de participação nos lucros e resultados de uma empresa é responsável por gerar diversos benefícios de forma bilateral, ou seja, tanto para a corporação quanto para o empregado.
Através de um sistema de
participação nos lucros e resultados bem implementado os colaboradores de uma empresa, se sentem valorizados e bem remunerados pelo seu trabalho.
Isso garante que os colaboradores vistam a camisa do seu negócio, se engajando na busca pela obtenção de melhores resultados.
A
implementação da participação de lucros e resultados em uma empresa deve ser vista como um investimento e dentre os seus principais retornos podemos citar:
Portanto, a Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa é tido como um benefício de via dupla, pois gera benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa, pois para que o benefício seja pago.
Neste sentido é necessário o cumprimento de diversas metas e desafios e o aumento concreto dos índices de lucratividade de uma empresa, os quais serão responsáveis pelo seu impulsionamento e crescimento estratégico.
Outra vantagem de se executar a participação nos lucros e resultados como benefício em sua empresa é que, sua implementação não incide em nenhum encargo ou taxa tributárias para a empresa.
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Existem duas formas de se implementar o benefício de participação nos lucros e resultados em sua empresa.
A primeira forma é por meio do resultado dos índices gerais de uma empresa, ou seja, sua lucratividade ao fim de um determinado período.
A PLR com base nos índices gerais de uma empresa deve ser implementada baseando-se em metas previamente estabelecidas pela empresa que deverão ser atingidas e entregues ao fim de determinado período.
Na maioria dos casos o período é definido como o ciclo de 1 ano, ao fim desse período caso as metas e índices estipulados pela empresa sejam atingidos, um percentual do lucro líquido da empresa é distribuído entre todos os seus colaboradores.
A segunda forma de implementação da participação nos lucros e resultados em uma empresa se dá por meio da determinação de metas e índices a serem alcançados em cada departamento específico da empresa de forma individual.
Costuma ser corriqueiro também a implementação da participação nos lucros e resultados de uma empresa com base no desempenho de cada colaborador de forma individual.
Ou seja, o resultado dependerá única e exclusivamente de sua performance individual, podendo ela ser avaliada através de índices qualitativos ou quantitativos a depender do seu segmento de atuação.
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