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eSocial Simplificado: o que é, o que muda e para que serve?

Time de Conteúdo • jun. 22, 2022

Para contratar um funcionário de forma regular, não basta combinar um salário, horário de trabalho e uma data para começar. É preciso estar atento a uma série de burocracias, documentos e registros. Uma dessas questões é o cadastro no eSocial.


O
eSocial é uma plataforma virtual do Governo Federal criada para que o empregador possa estar sempre regularizado e cumprindo com suas obrigações fiscais e trabalhistas de todos seus empregados.


Durante algum tempo, muitos usuários reclamaram da complexidade encontrada ao utilizar essa ferramenta. No entanto, o governo fez aprimorações e atualizações ao lançar o
eSocial Simplificado em julho de 2021.


Quer conhecer mais sobre o que é o
eSocial Simplificado e ver a funcionalidade das novas mudanças? Então continue com a leitura deste artigo e aprenda mais!


Vamos lá?!


O que é o eSocial?

O eSocial é uma plataforma criada pelo Governo Federal e instituída pelo Decreto nº 8.373, em 11 de dezembro de 2014. Seu principal objetivo era coletar informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias a ponto de desburocratizar essa função para os empregadores e empregados.


Todos esses dados eram armazenados no ambiente virtual do Governo Federal, com o propósito de permitir que os órgãos públicos (Receita Federal, Caixa Econômica, Previdência Social - INSS e Ministério do Trabalho) pudessem utilizar essas informações para apurar tributos e a contribuição para o FGTS.


Como já citamos, o
eSocial engloba informações trabalhistas não só de funcionários com vínculo empregatício, mas também de colaboradores sem vínculo e atuantes na produção rural. Ele é obrigatório para todas as pessoas jurídicas com funcionários (inclusive MEIs) e pessoas físicas com empregados domésticos.


Dessa forma, é necessário registrar:


  • Funcionários no regime CLT;
  • Empregados domésticos;
  • Estagiários;
  • Trabalhadores autônomos;
  • Menor Aprendiz;
  • Cooperados.


Esse sistema não foi criado como uma nova obrigação acessória, mas sim como uma maneira mais complexa e interligada de fazer com que os empregadores atendessem e cumprissem as leis já existentes de forma mais simplificada, unificando a entrega de 15 obrigações trabalhistas.


No entanto, como você já leu na introdução deste artigo, esse sistema inicial ainda era complexo para os empregadores, o que fez com que o Governo Federal lançasse o
eSocial Simplificado. Veja mais detalhes dessa nova plataforma a seguir!


O que é o eSocial Simplificado e quais mudanças ele implementou?

Por mais que o eSocial cumprisse com a maioria dos seus princípios, ainda faltava atender um dos seus objetivos iniciais, que era oferecer uma plataforma simplificada e desburocratizada para a coleta de informações trabalhistas.


Esse propósito só foi atendido com o lançamento do
eSocial Simplificado. Para isso, a plataforma implementou um novo leiaute e uma estrutura de dados mais moderna e fez as seguintes mudanças:


  • Eliminação de eventos e campos a fim de reduzir o volume de informações;
  • Flexibilização regras de validação;
  • Diminuiu quantidade de erros que prejudicava o recebimento de arquivos;
  • Eliminação de inconsistências;
  • Simplificação para prestar informações das obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS;
  • Utilização de CPF como identificação única do empregado;
  • Facilitação na forma de declaração de remunerações e pagamentos.


Vale destacar que o empregador que enviou informações a partir da plataforma antiga, não precisa preencher novos dados, uma vez que o sistema é integrado.


Essas novas funcionalidades permitiram que o acesso e o preenchimento do
eSocial Simplificado se tornassem ainda mais fáceis de fazer, gerando um menor propensão a erros e menos tempo nesse processo.


Para que a nova plataforma cumprisse com seus propósitos, ela foi criada em parceria com uma série de instituições, como: Sebrae, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), entre outras.


Leia também:
Como trocar de contador? O passo a passo para migrar de forma tranquila.


Obrigações que fazem parte do eSocial

Veja a seguir a lista com as 15 obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas que podem ser coletadas pela plataforma:


  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social);
  • DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
  • GPS (Guia da Previdência Social);
  • GRF (Guia de Recolhimento do FGTS);
  • Folha de pagamento;
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • LRE (Livro de Registro de Empregados);
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
  • QHT (Quadro de Horário de Trabalho);
  • DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais);
  • CD (Comunicação de Dispensa);
  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
  • CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
  • MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais);
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Conte com ajuda contábil da Fic Figueiredo

Por mais que o eSocial Simplificado tenha o objetivo de desburocratizar o cumprimento das obrigações acessórias de cunho trabalhista, tributário e previdenciário, ainda é de suma importância ter o apoio de uma contabilidade, pois o preenchimento ou a entrega de informações erradas ou a falta de entrega das obrigações geram multas altíssimas para as empresas.


Nisso você pode contar com o apoio da
Fic Figueiredo! Nossa empresa tem como principal compromisso criar uma relação com os nossos clientes pautada pela transparência ética para o fornecimento de serviços de alta qualidade.


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