Para contratar um funcionário de forma regular, não basta combinar um salário, horário de trabalho e uma data para começar. É preciso estar atento a uma série de burocracias, documentos e registros. Uma dessas questões é o cadastro no eSocial.
O
eSocial é uma plataforma virtual do Governo Federal criada para que o empregador possa estar sempre regularizado e cumprindo com suas obrigações fiscais e trabalhistas de todos seus empregados.
Durante algum tempo, muitos usuários reclamaram da complexidade encontrada ao utilizar essa ferramenta. No entanto, o governo fez aprimorações e atualizações ao lançar o
eSocial Simplificado
em julho de 2021.
Quer conhecer mais sobre o que é o
eSocial Simplificado e ver a funcionalidade das novas mudanças? Então continue com a leitura deste artigo e aprenda mais!
Vamos lá?!
O eSocial é uma plataforma criada pelo Governo Federal e instituída pelo Decreto nº 8.373, em 11 de dezembro de 2014. Seu principal objetivo era coletar informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias a ponto de desburocratizar essa função para os empregadores e empregados.
Todos esses dados eram armazenados no ambiente virtual do Governo Federal, com o propósito de permitir que os órgãos públicos (Receita Federal, Caixa Econômica, Previdência Social - INSS e Ministério do Trabalho) pudessem utilizar essas informações para apurar tributos e a contribuição para o FGTS.
Como já citamos, o
eSocial
engloba informações trabalhistas não só de funcionários com vínculo empregatício, mas também de colaboradores sem vínculo e atuantes na produção rural. Ele é
obrigatório para todas as pessoas jurídicas com funcionários (inclusive MEIs) e pessoas físicas com empregados domésticos.
Dessa forma, é necessário registrar:
Esse sistema não foi criado como uma nova obrigação acessória, mas sim como uma maneira mais complexa e interligada de fazer com que os empregadores atendessem e cumprissem as leis já existentes de forma mais simplificada, unificando a entrega de 15 obrigações trabalhistas.
No entanto, como você já leu na introdução deste artigo, esse sistema inicial ainda era complexo para os empregadores, o que fez com que o Governo Federal lançasse o
eSocial Simplificado. Veja mais detalhes dessa nova plataforma a seguir!
Por mais que o eSocial cumprisse com a maioria dos seus princípios, ainda faltava atender um dos seus objetivos iniciais, que era oferecer uma plataforma simplificada e desburocratizada para a coleta de informações trabalhistas.
Esse propósito só foi atendido com o lançamento do
eSocial Simplificado. Para isso, a plataforma implementou um novo leiaute e uma estrutura de dados mais moderna e fez as seguintes mudanças:
Vale destacar que o empregador que enviou informações a partir da plataforma antiga, não precisa preencher novos dados, uma vez que o sistema é integrado.
Essas novas funcionalidades permitiram que o acesso e o preenchimento do
eSocial Simplificado
se tornassem ainda mais fáceis de fazer, gerando um menor propensão a erros e menos tempo nesse processo.
Para que a nova plataforma cumprisse com seus propósitos, ela foi criada em parceria com uma série de instituições, como: Sebrae, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), entre outras.
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Veja a seguir a lista com as 15 obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas que podem ser coletadas pela plataforma:
Por mais que o eSocial Simplificado tenha o objetivo de desburocratizar o cumprimento das obrigações acessórias de cunho trabalhista, tributário e previdenciário, ainda é de suma importância ter o apoio de uma contabilidade, pois o preenchimento ou a entrega de informações erradas ou a falta de entrega das obrigações geram multas altíssimas para as empresas.
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