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Logística para micros e pequenos vendedores: vendas online e entregas

Time de Conteúdo • jul. 13, 2022

Uma das maiores tendências do mercado atual são as vendas online para empresas do setor de comércio. 


Tanto em relação às plataformas de venda quanto às
entregas dos produtos, a logística é uma das maiores preocupações de micros e pequenos vendedores.


Se você é comerciante e trabalha com
vendas online, aprender a gerir suas operações corretamente é um desafio que você precisa enfrentar para conseguir gerar mais lucro e alcançar algum sucesso. Portanto, uma boa logística de entregas e vendas é essencial para a sua atividade.


Justamente pensando em instruir
micros e pequenos vendedores acerca das questões mais importantes sobre a organização dos seus negócios, nós preparamos este conteúdo.


Quer saber mais sobre a
logística de vendas online e entregas? Então leia com atenção e aprenda mais!


Vendas online: qual é o modelo com a logística mais fácil?

Existem diversos modelos de gestão que micros e pequenos vendedores podem adotar para trabalhar com comércio eletrônico, cada um com uma logística diferente. Entre eles, podemos citar:


  • E-commerce: também conhecido com comércio virtual, o e-commerce é um modelo de negócio que trabalha exclusivamente com vendas online;
  • Marketplace: trata-se mais de um ambiente de vendas do que um comércio em si. Nele, outros micros e pequenos vendedores podem vender seus produtos, enquanto você o marketplace ganha uma comissão ou taxa;
  • Loja virtual: costuma ser a ocupação do ambiente digital por parte de uma empresa que trabalha com lojas físicas. Marcas grandes marcas de comércio têm adotado essa prática.


O método mais comum para
micros e pequenos vendedores que começam a trabalhar com vendas online é abrir um e-commerce e criar perfis em várias plataformas de vendas diferentes, como a Shopee, o AliExpress, o Mercado Livre, B2W e o Enjoei. Para setores mais segmentados, também existem outros marketplaces.


Além disso, também existe a questão da
logística de entregas. Saiba mais a seguir sobre uma opção bem interessante!


E para as entregas, qual logística é melhor para micros e pequenos vendedores?

Já que estamos falando de opções mais viáveis para quem trabalha com comércio online, uma ótima alternativa para micros e pequenos vendedores que não têm uma estrutura muito boa para armazenar seus produtos é a logística do dropshipping.


Ela funciona muito bem para quem realiza a atividade de revenda, já que se baseia na realização de pedidos com fornecedores após o pagamento dos clientes. Isso pode tornar um pouco maior o prazo de
entrega, mas garante uma facilidade logística enorme.


Para compensar isso, é importante fazer uso dos sistemas próprios de entrega oferecidos por diversos
marketplaces, já que eles podem acelerar o transporte das mercadorias. Lembre-se, porém, de utilizar também os Correios, quando for vantajoso fazê-lo!


Quer saber mais sobre como melhorar a estrutura do seu negócio online? Confira as dicas a seguir:


 4 dicas de logística para micros e pequenos vendedores

Formalize-se como PJ para melhorar suas vendas online

É comum para vendedores iniciantes, que querem trabalhar somente com vendas online, que prefiram trabalhar como pessoa física para não precisar emitir nota fiscal. No entanto, saiba que essa informalidade pode estar reduzindo drasticamente suas vendas e aumentando muito seus riscos de fiscalização do governo!


Muitos
marketplaces dão preferência, em termos de ranqueamento para quem é PJ, além de permitir somente a esses vendedores o uso das logísticas de entrega próprias. Esse é o caso do Mercado Livre, por exemplo. Na Shopee, por outro lado, é cobrada uma taxa maior de pessoas físicas do que de PJs como forma de encorajar a formalização.


Quando você tem uma empresa que revende produtos e mercadorias por plataformas digitais, estamos falando de um e-commerce. O e-commerce nada mais é do que uma empresa revendedora de mercadorias que atua pela internet, onde sua tributação será para empresas comerciais, e, como estamos tratando de micro e pequenos empresários, o regime tributário aconselhado é o Simples Nacional.


No Simples Nacional, uma empresa comercial inicia com alíquotas de 4% com todos os impostos sobre o faturamento já inclusos! uma ótima vantagem competitiva sobre os concorrentes digitais!


Agora, se você pretende operar com
dropshipping, esta modalidade é considerada prestação de serviços, onde você ganha uma “comissão” pelas vendas efetuadas, onde o fornecedor envia diretamente ao cliente o produto, e você ficaria apenas com uma parcela do valor nesta negociação.


No Simples Nacional, uma empresa de representação comercial inicia com alíquotas de 15,5% com todos os impostos sobre o faturamento já inclusos! É um percentual mais alto do que uma empresa comercial, mas dependendo de suas operações, não haverá gastos com armazenamento, logística, aluguel do armazem, etc.


Portanto, vale a pena analisar qual seria seu perfil para verificar qual a melhor forma de tributação para e-commerce e para seu
dropshipping.



Leia também:
Conheça quais os principais tipos de empresas para abertura no Brasil.


Monitore os índices de venda para otimizar o controle de estoque

Mesmo que você opte pela metodologia do dropshipping para grande parte dos produtos que vende, é sempre bom ter alguns em estoque para acelerar o tempo de entrega. Isso vale para alguns segmentos de mercado ainda mais do que outros.


Para saber quais são os produtos com mais saída, monitore mensalmente seus índices de vendas! Isso favorece muito a
logística de micros e pequenos vendedores que querem se consolidar em meio à concorrência.


Implemente sistemas eficientes de atendimento ao cliente

Fidelizar o cliente é um ponto essencial para quem trabalha com vendas online. Seja para ouvir reclamações, sugestões, ou até elogios, ter um canal eficaz de comunicação é crucial para ter sucesso a longo prazo.


Nesse caso, é importante que sua
logística de atendimento ao cliente seja integrada às demais. 


Em uma era em que as
vendas online cresceram muito e não há atendimento presencial para uma parte grande dos estabelecimentos comerciais, é preciso encontrar formas de ouvir o consumidor.


Por isso, facilitar a
logística reversa de entrega para as devoluções é muito importante para aprimorar a experiência do cliente. 


Além disso, criar sistemas de avaliação que tenham interatividade com o usuário é uma estratégia que vem mostrando ter sucesso em muitas plataformas de
vendas online.


Leia mais:
Gestão de estoque para comércio: como a gestão melhora o fluxo de caixa.


Conte com apoio de especialistas para otimizar a logística do seu negócio online

Com a aceleração da transformação digital, que vem trazendo cada vez mais processos cotidianos para o mundo online, é importante estar atento às tendências do mercado. Somente assim, você consegue consolidar sua empresa em meio a tanta concorrência como a que existe na internet.


Nesse contexto, nada melhor para implementar estratégias e metodologias de sucesso do que o apoio de quem mais entende do assunto. Esse é o caso da
Fic Figueiredo! Somos uma contabilidade moderna, que oferece um atendimento personalizado e soluções ideais para o seu comércio digital.


Ajudamos a resolver todas as questões burocráticas da abertura de um CNPJ, e oferecemos também um excelente serviço de consultoria empresarial, para ajudar você a maximizar suas
vendas online e otimizar sua logística como um todo. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar seu comércio a crescer!


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