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Como precificar produtos e serviços: Tudo que você precisa saber

Time de Conteúdo • nov. 01, 2021

Definir o valor dos produtos e serviços oferecidos pelo seu estabelecimento é um dos principais desafios dos empreendedores. Afinal, a definição do preço de um produto envolve inúmeras variáveis. 


Sem contar que o valor de venda praticado, além de cobrir os custos e gerar lucro, também deve ser atraente para a clientela. Com tantas exigências será mesmo possível chegar ao
preço ideal dos produtos e serviços


A resposta é sim, com a utilização de técnicas
corretas de precificação de produtos e serviços você será capaz de chegar ao preço justo e competitivo no mercado. Leia este conteúdo até o final e descubra como precificar produtos e serviços de sua empresa.



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Diferença entre preço e valor 

Apesar de muita gente acreditar que preço e valor possuem o mesmo significado, isso não é verdade. E para precificar seus produtos ou serviços é muito importante que você entenda essa diferença. 


Enquanto o preço está relacionado ao valor monetário, ou seja, aos custos de produção, compra de matéria-prima, encargos tributários e demais despesas. Enquanto o valor está diretamente relacionado à forma como as pessoas enxergam a sua empresa, assim como, os produtos e serviços oferecidos pela mesma. 


O valor pode ser aferido por meio de pesquisas, conversas e percepção do público sobre a sua marca. Além disso, o valor está diretamente relacionado ao tipo de público que você deseja atingir.


Caso você cobre um preço muito abaixo do praticado no mercado, poderá atrair um determinado público. Além disso, caso opte por praticar um preço considerado acima, poderá acabar afastando os seus potenciais clientes. 


Agora que você já entendeu melhor esses conceitos, é hora de aprender como
precificar seus produtos e serviços


Conheça os custos da empresa

A primeira preocupação de quem deseja chegar a precificação correta de produtos e serviços é saber ao certo os custos da sua empresa. A seguir, veja exatamente quanto custa manter a sua empresa em funcionamento.


Isso pode ser feito contabilizando todos os custos e tendo em mente uma média de despesas mensais. Mas antes é preciso compreender as diferenças entre custos fixos e variáveis, confira:


  • Custos fixos: são aqueles que a empresa precisa pagar independente da quantidade de produtos ou serviços vendidos. Como custos com equipamentos, internet, aluguel, salários, entre outros;

  • Custos variáveis: são aqueles que variam de acordo com a quantidade de produtos ou serviços vendidos. Como contas de água, energia, matérias-primas, impostos e tributos; entre outros. 


A
precificação de produtos e serviços ocorre de forma distinta, afinal os dois tipos de oferta levam em consideração variáveis diferentes para serem executadas. 


Métodos de precificação de produtos e serviços

A fim de fazer a correta precificação de produtos e serviços existem diversas opções, que podem ser escolhidas pelo empresário,  entre elas estão o Markup, o Dobro do Custo e a Precificação Múltipla, leia a abaixo e conheça melhor cada uma delas:


Markup

Apesar do nome em inglês, o markup é um jeito simples de chegar a um preço de venda. Isso porque, ele se trata de um índice ou coeficiente de multiplicação. Para encontrá-lo basta que o empreendedor faça o seguinte cálculo: 


100 ÷ [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + lucro)]


Vale lembrar que é extremamente importante que antes de realizado o cálculo o empreendedor saiba o custo de cada mercadoria vendida, os impostos sobre a venda e seu custo fixo. 


Dobro do custo 

O dobro do custo é uma forma bastante simples de precificar produtos e serviços, sendo bastante utilizada pelo comércio varejista. 


Neste caso, basta multiplicar por dois o valor no qual o produto foi obtido para a revenda. Apesar da simplicidade ser um ponto bastante positivo, este método não leva em consideração fatores como: 


  •  Tempo que o item fica no estoque; 
  • Os custos de encargos como transporte;
  • Armazenagem entre outros. 


Essa fatores podem ser neutralizados caso a sua empresa possua uma boa velocidade de vendas. Uma das vantagens deste método é que o mesmo é capaz de garantir uma alta
margem de lucro


Precificação múltipla

A precificação múltipla tem como finalidade ser usada em promoções com o objetivo de atrair mais clientes. 


O método funciona da seguinte maneira: são agregados 2 ou mais produtos à venda com um preço único, deste modo o consumidor têm a impressão que está ganhando mais e pagando menos. 


A única desvantagem deste método é que quando a loja decide vender os produtos de forma separada, os clientes podem apresentar uma certa resistência à compra.


Particularidades da precificação de serviços 

No momento da precificação dos serviços, é preciso ficar atento aos elementos que compõem a formação de preços. Isso porque, na maioria das vezes, esses fatores são de difícil mensuração. 


Uma vez que podem necessitar de gastos variáveis para serem executados, podem conter matérias primas perecíveis, além da intangibilidade de certos serviços. Visto que, podem se caracterizar por algo que tenha particularidades incomuns ou que não podem ser vistos e tocados. 


Quer saber tudo sobre precificação de produtos e serviços? Então contate os profissionais da
Fic Figueiredo! Com mais de três décadas de experiência, trabalhamos com empresas de todos os tamanhos e em vários segmentos. 


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